O PODER DA IMAGEM

As imagens têm papel especial no estímulo de nossas emoções. Elas atraem o olhar e despertam os sentidos, nos induzindo ao pensamento. Se não as compreendemos de imediato, recorremos ao imaginário e às experiências vividas para desvendarmos o seu real significado. A interpretação vai depender da percepção e sensibilidade de cada pessoa.

A assimilação das informações de uma imagem, muitas vezes, independe de cultura, idioma ou grau de instrução. Em peças criadas com uma língua estrangeira, por exemplo, podemos não decifrar o que dizem os textos, mas com certeza somos capazes de compreender o contexto da mensagem através das imagens. Quem já não se deparou olhando para um outdoor que, depois de certo tempo, esqueceu o que estava escrito mas se lembrava exatamente da imagem que ele continha.

O processo de assimilação e retenção da informação de uma imagem acontece de forma emocional e subliminar e, por isso, é bem mais fácil do que o de uma palavra. Devido à força que ela tem para transmitir idéias ou conceitos, a imagem se torna elemento estrutural essencial na comunicação. Ela reforça a intenção da mensagem e amplia a sua permanência em nossos pensamentos. Através da emoção conseguimos convencer as pessoas a “comprarem” uma idéia. A função primordial de uma comunicação, afinal, é conquistar a todos com a sua mensagem, seja para vender, fidelizar ou informar.

E para quem ainda duvida do poder de síntese e representação de uma imagem, o ditado popular confirma: Mais vale uma imagem do que mil palavras!